Werdum apresenta: UFC du soleil

Werdum desistiu de encarar Miocic em menos de um dia - Diego Ribas

Werdum desistiu de encarar Miocic por conta de uma lesão nas costas – Diego Ribas

Os últimos dois dias foram dos mais intensos e problemáticos para a maior companhia de MMA do mundo. Tudo começou no domingo (24), quando Cain Velasquez revelou que tinha uma lesão e não poderia fazer a aguardada luta principal do UFC 196, que acontecerá daqui duas semanas, no dia 6 de fevereiro. Agindo de forma bastante rápida e eficiente, o Ultimate anunciou através do seu presidente, Dana White, que Stipe Miocic substituiria o americano de origem mexicana e enfrentaria Fabricio Werdum, atual campeão dos pesados.

Werdum x Miocic estaria bem distante da magnitude de Werdum x Velasquez 2, mas não deixaria de ser um duelo bastante interessante – e perigoso para o brasileiro. O americano de origem croata possui apenas duas derrotas na carreira – para Junior ‘Cigano’ e Stefan Struve – e é uma das maiores ameaças na categoria mais pesada do Ultimate. Mas o encontro com Werdum também não acontecerá. Isso porque, menos de 24h depois de Velasquez anunciar sua lesão, o brasileiro também pulou fora do card dizendo estar machucado. De acordo com o campeão, se a luta fosse contra Velasquez ele aceitaria por conta do histórico do duelo, mas o mesmo não acontece com Miocic. Em sua defesa, o gaúcho alegou já ter uma lesão antiga e que estaria fazendo um esforço para lutar daqui duas semanas. E é aí que vamos tentar entender tudo o que aconteceu.

Primeiramente, seria muito improvável crer que o UFC anunciaria um substituto para uma luta principal que vale cinturão sem antes consultar o campeão. Ou seja, quero crer que Werdum foi questionado se ele aceitaria enfrentar Miocic de última hora e topou o desafio. Caso esse anúncio tenha sido feito sem uma conversa prévia com o brasileiro, Dana White e cia podem rever bastante a forma de gerir uma companhia que lida com seres humanos e suas vontades. Dito isto, o que deve ter se passado na cabeça de Werdum nessas 24 horas?

Antes de mais nada, de acordo com o site ‘Combate.com’, o campeão tomou a atitude de deixar o card do UFC 196 juntamente com a sua equipe. Portanto, aí pode estar a chave para tentar entender o desfecho deste quebra-cabeça. Após meses de preparo e uma grande queda de braço para decidir onde seria realizada a luta contra Cain (o gaúcho queria muito lutar em um estádio no Brasil), Werdum teria apenas duas semanas para se preparar para um lutador atlético, com bom poder de nocaute e que já mostrou aguentar boas pancadas depois da luta contra Cigano.

Pego de surpresa com a informação, a primeira reação de Werdum deve ter sido aceitar o duelo para não decepcionar fãs e a si mesmo, que se preparou durante tanto tempo. Entretanto, com 24 horas para pensar, o pupilo de Rafael Cordeiro pode ter avaliado que seria risco demais colocar seu cinturão em jogo contra um atleta perigoso como o Miocic e, como vimos na primeira luta entre Werdum e Velasquez – e também nas últimas lutas de Rafael dos Anjos, outro atleta da Kings MMA -, a equipe do brasileiro estuda muito seus adversários para ter a noção exata de qual deve ser a estratégia melhor a ser utilizada em cada luta. Apenas duas semanas seria tempo suficiente para desvendar Stipe Miocic e traçar um novo plano? Ao que tudo indica, a equipe de Werdum achou que não.

De qualquer forma, o fato é que tivemos um grande ruído de comunicação no Ultimate nas últimas 24h. Na hipótese mais “absurda”, falhou o próprio torneio ao anunciar uma luta sem consultar o integrante mais importante dela, o campeão. Na possibilidade menos “surreal”, Werdum não foi nada bem ao aceitar um duelo e menos de um dia depois repensar sua atitude e desistir por uma lesão que já existia, fazendo com que o Ultimate ficasse com cara de palhaço.

O UFC ainda segue em silêncio sobre a decisão de Werdum em não lutar. Um silêncio extremamente barulhento, porque os bastidores devem estar fervendo em busca de uma solução para deixar o card mais ou menos do UFC 196 em algo um pouco mais atraente do que Johny Hendricks x Stephen Thompson como luta principal. Será que o carequinha inventará um título interino novamente? Aguardemos!

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *